COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE COM ATITUDE


É POSSÍVEL AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE MINHA EMPRESA COM ATITUDE!!

 

Uma formula simples = produção/tempo = define a produtividade,mas nos leva a pensar em inúmeras possibilidades de conquistá-las com nossos funcionários.

Durante anos ajudamos e acompanhamos a implementação de diversas ferramentas de produtividade nas empresas e chegamos a conclusão que os melhores resultados são aqueles que levam em consideração somente duas palavras-chaves: RECONHECIMENTO E PLANEJAMENTO.

Considerando esta premissa,descrevemos abaixo as ações derivadas destes conceitos:

- DEFINIÇÃO CLARA DE UMA POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS.

A propósito, podemos chamar as pessoas de recursos??Claro que não!!Falaremos então de gestão de pessoas.

Sua empresa possui uma organização que possibilite crescimento profissional ou as pessoas simplesmente são meros executores de tarefas?

A seleção de pessoal é profissional,baseada em critérios objetivos, considerando não somente a formação mas principalmente os valores e personalidade dos candidatos?

A base da produtividade é saber escolher bem....tenho certeza de que você pensou neste momento: “não temos mão de obra qualificada” ou “as pessoas não são comprometidas”..Tenha certeza de uma coisa: se você pensa desta maneira, sinto muito;o problema está na sua empresa.

Já trabalhamos com muitas empresas de tamanho e mercados diferentes e sempre, sem exceção, aquelas que possuem turn over alto estão doentes em sua gestão.

- PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Lembre-se sempre:

Treinamento não é desenvolvimento!!

Desenvolver pessoas não é custo , é investimento!!!

Desenvolvimento implica em:

As pessoas produzem muito mais quando sentem que estão aumentando seu conhecimento e capacitação!!!Elas se sentem valorizadas e seguras, já que nenhuma empresa investirá em alguém que será demitido, aumentando os resultados esperados.

Além disso, o desenvolvimento entra diretamente na fórmula de produtividade: melhor capacitação, maior produção , portanto..

- COMUNICAÇÃO INTERNA

Qual é o estilo de sua liderança??Baseada na pressão, democrática ou liberal?Se for na pressão, esquece..é questão de tempo até as pessoas “estourarem”.O verdadeiro líder motiva, valoriza, reconhece;e nem sempre é necessário dar dinheiro para que ele se sinta “cheio de orgulho”.

Quantas vezes as pessoas ficam em determinado local de trabalho ganhando menos mas é ali que elas se sentem valorizadas, o clima de trabalho é positivo, o relacionamento entre os colegas e a chefia é agradável.A liderança responde por mais de 50% do aumento de produtividade pois é a ferramenta principal de motivação.

Muitas vezes os gestores nos dizem “meu pessoal me respeita e é motivado”.Na maioria das vezes, conhecendo melhor a empresa, a frase correta seria “ o pessoal tem medo de você e só trabalha ali porque precisa...”

- PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA

Na área de contabilidade, a tecnologia ajuda,e muito na agilidade dos serviços, mas também precisamos levar em consideração os processos internos, já que o escritório de contabilidade passa por períodos de trabalho muito intenso e outros de “calmaria nervosa”.

O seu escritório possui indicadores dos processos?Lembre-se sempre que qualquer atividade em uma empresa tem impacto em 3 fatores fundamentais de sucesso ou problema ( depende dos resultados): TEMPO – QUALIDADE – CUSTO.Quando você “mexe” em um destes fatores, consegue manter intacto os outros dois??

Aumentar a produtividade é ainda um sonho para muitas empresas e tratada de forma errada em muitas ocasiões.Liderança baseada na pressão e intimidação, aumento no número de funcionários e investimento em tecnologia cara e subutilizada são algumas ações que podem gerar resultados, mas a curto prazo.É como o ditado popular “Se você tentar se cobrir com um cobertor curto, sempre vai deixar uma lado descoberto”.Pense nisto....

  Arquivo para Download